Expedição Galo Pedal III - Curitiba-Floripa - Fevereiro de 2014

Após uma temporada, outra Expedição Galo Pedal vai sair!!! Após percorrer o Nordeste e Centro-Oeste, desbravaremos os meandros das praias e paisagens Sulinas entre Curitiba e Floripa. Tentaremos manter o máximo de atualização no blog, na medida que as localidades e o nosso espírito de isolamento permitir!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A bike!

Hoje foi falar de dois temas importantíssimos para a viagem: a Bike e o Caminho (Plano A!)

Bike
Bem, desde que eu vendi La Poderosa (a bike que usei na Galo Pedal I) para o Ruiz eu fiquei com a  Dahon (a dobrável) e com a Caloi 10 (a idosa). Apesar de poder ser utilizada para viagens (na Europa), a Dahon é basicamente uma bicicleta urbana, não é recomendável utilizá-la em trechos off-road. Muito menos a Caloi 10. Sendo assim, teria que comprar/montar outra!

O desafio era então montar uma bicicleta, preferencialmente, adequada para cicloturismo e - o mais importante- adequada para o meu tamanho (chega de quadro 18!). Em pesquisas na internet descobri que os amantes do ciclotur amam muito o tal do quadro Cromoly. Quê isso? (Diabeísso mah?) Aço Cromo-molibidênio (resumido a Cromoly) é um material que foi muito utilizado para fabricar bicicletas, em substituição ao ferro e aço, na decada de 90 (antes do alumínio). Aquelas primeiras Bikes Treck, Mongoose, antigas que surgiram quando eu era menino, e era desejada por quem gostava das bici. Esse quadro é tão cobiçado pois é relativamente leve, confortável (absorve muito mais impacto que o alumínio que, por sua vez, manda tudo pra poupança do sujeito), e aceita solda normal (ou seja, pode ser consertado em qualquer oficinazinha de fundo de quintal do fundo do interior do fundo do Brasil). O difícil era achar pra comprar, ainda mais tamanho 21! Além disso, se achesse só o quadro teria que montar todo o resto.

Após tempos e tempos de procura, e quase desistindo e já procurando opções de MontainBikes de alumínio, encontrei um vendedor no Mercado Livre vendendo uma Cignal Zamzibar em Cromoly tamanho 21! "Puuuuuutz... né pussive!!!" eu disse. Mas de onde surgiu essa marca?? Será que essa  bike é boa? Pesquisei mais um pouquinho e descobri que a marca era americana, fabricou boas bikes nos anos noventa mas, por um motivo que eu nao encontrei, fechou as portas e nunca mais ouviu-se falar nessa fábrica. Porém, os comentarios e preço na net (bikepedia) eram bons. E o preço que estava no Mercado livre era menos do que eu pretendia gastar, por uma bike toda original e montadinha!!
Comprar ou não comprar???
Comprar ou não comprar???
Comprar ou não comprar???
Compreeeeiii!! (like rolando lero!)

A bike chegando eu precisaria botar o bagageiro, ajustar mais uns detalhes e viajar. Foi um milagre!!
Depois que ela chegou eu montei e fiz o test-drive, quer dizer, test-cycling. Aprovada!! Só precisaria levantar o guidão (pra ficar mais ereto), trocar o banco (por um mais confortável) e colocar o bagageiro (que logo fiz - tive que dar uma desempenada que ele tem desde que aquela strada me derrubou na Antônio Carlos... tirando isso, ele caiu como uma luva no quadro!!!! Esses fabricantes de bike de hoje esquecem do buraco no quadro para bagageiro, coisa que antigamente não acontecia. Ponto pro quadro Cromoly).

Já que a bike era pra ciclotur, bora tentar colocar um guidão também amado pelos Cicloturistas: o guidão borboleta. Mas e pra achar isso no Brasil? Quase impossível. Mas o Mercado Livre me salvou denovo. Achei um sujeito de Santa Cataria com 2 unidades de um gidão borboleta. O preço num era lá essas coisas, mas, era o que tinha... pisou na merda abre os dedos! Manda pra cá! Mais uns dias de espera, e chegou o butterfly handbar!
Por que esse tipo de guidão é amado por cicloturistas? Dois motivos principais: ele tem 3 posições de pegada (a troca de posição alivia quando se pedala muito tempo) e tem uma área maior para colocar apetrechos (bolsa, retrovisor, farol, ciclocomputador, gps, etc). Agora era só instalar. Mas, eu precisaria trocar a mesa pra levantar ele mais ainda. Por sorte encontrei uma de angulo ajustável até 90º (o que é meio raro). Isso permitiria levantar o guidão lá no altão (pro altão do Marquito!)
Umas 3 idas à oficina e um dinheirinho a menos na carteira: guidão instalado!
O selin eu coloquei o da Dahon, que é confortável e eu estava acostumado já. Só que tive que trocar o canote (menos $$).
Troquei os pneus de cravo por um misto (bom pra terra e asfalto), comprei alguns acessórios e...
Pronto, bike para ciclotur montada! Acho que dei muita sorte e consegui montar o que eu queria! O orçamento gasto? Não fiz as contas ainda, mas vou fazê-lo agora!

Bike - 870 (com frete)
Guidão - 189
Mesa - 96
Canote - 45
Pneus - 72 (o par)
Mão de obra - 40
Total bike - 1267

Acessórios que já precisava novamente:
Bolsa de guidão - 96
Ciclocomputador(Velocímetro) - 45
Caramanhola e suporte - 25
Kit de Luzes - 100
Bomba - 80_________
Total de acessórios: 346

Total total gasto nos últimos tempos = 1658 reais. (achei que ia gastar mais!!!)

Um acessório interessante, eu procurei pra comprar, mas não achei, resolvi fazer. Usando a criatividade, fiz uns para-lamas com material reciclável (resto de recipiente de desinfetante/amaciante). Já foram testados e funcionaram muito bem.



Por fim, mas não menos importante, o Bernardo deu um apelido para minha bike em homenagem ao Maranhão e eu vou aceitá-lo. Apresento a vocês, a MARANGRELA!! pronta pro ataque!

obs: o para-lama dianteiro eu tirei para o transporte no avião, mas vai voltar!

Agora é só pegar o avião o busão e depois, finalmente, a estrada!!! (e a areia - putz, essa parte atormenta!)

Agora vou falar do percurso: putz, ficou longo! farei outro post!

4 comentários:

  1. Maluco doido, tú é bicho doido, doido.
    Macho, ainda bem que eu não sou tua parêa pra ver os catiripapo q tu vai levar nessa viagem de fidumaégua.
    Besteira mah, tu é pai d'égua óh, vá lá se garanta e tudo óh.
    Abração e boas férias maluco doido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cearês vai precisar de Google tradutor!!!
      Massa oh!!!

      Excluir
  2. Cara entra no grupo Cicloturismo Brasil no face, vamos trocar umas idéias, estou montando a minha tb e postando as fotos, entra la ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glassmann. Tudo bom?
      Cara, eu não tenho face! Pra participar nesse grupo eu até gostaria de ter, mas por uma série de outras razões, prefiro ainda não ter! hehe..
      Vou te enviar email e a gente pode conversar por lá, ok?!
      Valeu a visita no Blog!
      Grande abraço,
      Marquito.

      Excluir