Expedição Galo Pedal III - Curitiba-Floripa - Fevereiro de 2014

Após uma temporada, outra Expedição Galo Pedal vai sair!!! Após percorrer o Nordeste e Centro-Oeste, desbravaremos os meandros das praias e paisagens Sulinas entre Curitiba e Floripa. Tentaremos manter o máximo de atualização no blog, na medida que as localidades e o nosso espírito de isolamento permitir!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

8º Dia: Gamboa (P.de Galinhas) - Recife

Acordamos bem cedinho com um belo nascer de sol. Tomamos um café reforçado (mingal de maizena com granola) e esperamos o primeiro pescador passar pra pedir pra atravessar dois ciclistas ilhados pro outro lado. Por sorte, passou o mesmo pescador que encontramos no dia anterior. Ele perguntou se tínhamos dormido lá e falou que atravessava a gente, mas que ele ia buscar a jangada do outro lado ainda. Ok, ficamos esperando arrumando as pressas as coisas. Logo ele apareceu com a jangada e nos fomos atravessar. Na primeira tentativa, colocamos as duas bikes e nos três, mas já na saída vimos a impossibilidade de fazermos o trajeto com essa carga. A jangadinha, alguém ou alguma bike afundaria no primeiro metro de travessia. Foi ai que eu desci e ele foi levar o Bernardo primeiro e voltaria pra me atravessar. O Bernardo foi em pé, mas eu não tive essa coragem toda pois a jangada era bem pequena e balançava bastante, alem de ficar quase na altura d’água. Após uma hora neste processo, chegamos com vida lado, graças ao seu Edson. Estávamos agora na área portuária do Porto de Suape, algo que não é permitido. Pedalamos até pegar uma estrada que nos levou em direção a saída do porto. Não tivemos problema, ninguém parou a gente. Pegamos uma estrada de asfalto que dava a volta no porto e nos levava até Gaibú. Acredito eu que esse trecho foi o mais perigoso devido ao intenso tráfego. Paramos ao lado de um sacolão em Gaibú e complementamos o café com umas frutas fresquinhas. Seguimos então pedalando por belos morros que dão acesso a Praia de Calhetas. Valeu a pena o esforço pois esta é uma das praias mais belas de todo o percurso. São duas pequenas praias que juntas formam um coração. Tem área pra banho e pra mergulho. Ficamos ali no Bar do Arthur aproveitando todos esses atrativos durante a tarde e tomando uma cervejinha com porçõezinhas. Voltamos pelos morros, dos quais a vista nos permite vislumbrar Calhetas e outras praias do outro lado e a cidade de Recife bem ao fundo. Descemos até a praia de Gaibú e seguimos pela estrada beira praia pelas praias seguintes (enseada, ETc..) até a pedra do Xaréu, onde entramos pra conhecer e tirar umas fotos. Como pretendíamos chegar a Recife neste mesmo dia, seguimos viagem forte nos pedais. Passamos por estrada em obras e grandes resorts em construção na beira da praia até chegarmos a ponte. Esta ponte, ligará Barra da Jangada, já na área urbana de Recife, ao litoral sul, porém não estava em funcionamento ainda. Era possível dois ciclistas passarem tranquilamente, mas o chefe da obra não permitiu. Tivemos que chamar do outro lado do rio pra que um cara viesse em sua jagadinha atravessar a gente. Para embarcar, tivemos que descer um barranco de areia de três metros de altura com as bikes. Tivemos que atravessar um de cada vez novamente. Sucesso mais uma vez. Trocamos uma idéia com um pessoal que estava do outro lado do rio e seguimos viagem já pela zona urbana de Recife. Caímos na beira-mar no início da Praia de Boa Viagem, que vai até a casa do Gustavo, onde passaríamos a noite. Chegamos bem cansados após um dia de 60 km de pedal. Descemos com as coisas, fomos em um lava-jato próximo dar um trato (ou um jato) nas magrelas antes de tratar do nosso corpo. Bicicletas limpas e lubrificadas fomos nos limpar e alimentar. Aproveitamos enquanto a pizza não chegava para atualizar esse blog e mandar alguns emails. A pizza chegou, comemos quase dormindo, e dormimos após comer. Uma noite tão confortável que até ar condicionado tínhamos.

Fotos desse dia, click aqui!