Expedição Galo Pedal III - Curitiba-Floripa - Fevereiro de 2014

Após uma temporada, outra Expedição Galo Pedal vai sair!!! Após percorrer o Nordeste e Centro-Oeste, desbravaremos os meandros das praias e paisagens Sulinas entre Curitiba e Floripa. Tentaremos manter o máximo de atualização no blog, na medida que as localidades e o nosso espírito de isolamento permitir!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

10º dia - Nova Cruz - Pitimbu

As quatro da matina acordamos para organizar as tralhas pois o Fá iria passar as quatro e meia pra levar a gente até a Ilha. Ele apareceu no horário e já estava amanhecendo. Ainda tivemos a empreitada de ir resgatar meu caderninho que tinha ficado na Lan House no dia anterior. Saímos de Nova Cruz e uns 40min dentro do barco já estávamos na Ilha de Itamaracá, na praia do Forte Orange. Fomos pra porta da padaria e ficamos esperando ela abrir pra tomarmos um café. Após a alimentação fomos fazer o passeio da Trilha dos Holandeses até Vila Velha. Era um percurso não muito bom para se fazer de bike, devido a areia fofa. O que nos fez empurrar quase a metade do percurso. No final, uma bela subida até chegar em Vila Velha. Valeu a pena pois na vila é bem aconchegante e possui uma vista bem bonita. Voltamos pela trilha e fomos fazer uma visita ao Projeto Peixe Boi. Visita feita, seguimos viagem pedalando rumo ao norte da Ilha até chegar a mais um rio que teríamos que atravessar pra chegarmos na Praia do Sossego. Era um pequeno rio, mas como tínhamos que atravessar as bicicletas, não podíamos fazer como alguns moradores que iam nadando. Mais uma travessia de barquinho. A Praia do Sossego era, me desculpem o termo, ducaralho!!! A maré estava baixa e o rio se espalhava pela areia formando várias piscinas. Ali ficamos curtindo e refrescando o calor como peixe bois encalhados na areia. Praia do sossego no maior sossego!!! Seguimos pedalando pela praia, aproveitando a maré baixa até o Pontal da Ilha, que é a ponta norte da Ilha. Lá, teríamos que, novamente, conseguir alguém que nos atravessasse até o outro lado e saíssemos da ilha. Chegamos ao Pontal e não tinha ninguém na beira do rio pra quem poderíamos pedir pra atravessar. Então, mais uma vez fomos pedir ajuda as pessoas nas casas próximas ao rio. Foi aí que avistamos um casal numa casa de veraneio e foi a nossa sorte pois o sujeito conhecia e tinha o telefone do Zelão, que possui um barco a vela pra atravessar as pessoas. Ligamos pra ele e logo logo ele apareceu pra atravessar a gente: primeira travessia a vela! Desembarcamos em barra da --- . Tapiamos a fome com vários cremosinhos, que aqui chamamos de chup-chup (e alguns chamam de geladinho), chips e pipocas genéricas. Carregamos as garrafinhas de água com os moradores dali e seguimos vigem subindo o morro em busca do novo lugarejo: Ponta de Pedra.

Em Ponta de Pedra resolvemos parar pra almoçar. Sentamos em um restaurante na beira da praia, e apenas umas poucas pedras nos separavam do mar. Logo que terminamos de almoçar uma chuva de vento molhou tudo nesta área do restaurante. Sorte nossa que já havíamos terminado. Começamos nos preparar para seguir na chuva. Capa de chuva nas bagagens e partimos. Segundo o dono do restaurante teríamos que chegar em Carne de Vaca até quatro e meia para pegarmos a última balsa. Tínhamos que percorrer, aproximadamente, dez quilômetros e tínhamos meia hora pra isso. Demos um gás e chegamos depois de quatro e meia, porém, as balsas eram até cinco e meia. Entramos então na última balsa pra atravessar pra Acaú, que já é no estado da Paraíba. Na balsa apenas nós e dois caras que vendiam CD nas praias com aqueles carrinhos com um super som. Diversão garantida durante a travessia: “Baaanda Açaíííí com Pimenta!!!! Daum dêêêêê auummm duuuummm!!!! Daum dêêêêê auummm duuuummm!!!” Cotovelo no chão e por ai vai!!! Kkkk..

Como chegamos a Acaú ainda era dia e nos haviam falado que Pitimbu estava a oito quilômetros, decidimos seguir até esta próxima cidade. Chegando quase ao anoitecer passamos em uma lan house pra ver se alguns dos amigos do nordeste nos haviam enviado algo sobre o final da viagem e deixamos post neste blog. Apesar do preço, decidimos pegar uma pousada (Pousada Beira Mar) pois ficamos preocupados de dormir na praia. Tomamos um rápido banho de piscina e comemos um sanduíche na rua antes de dormir. Deitei na rede narrei sozinho alguns dias de viagem pro celular enquanto o Bernardo já estava apagado no quarto.

Fotos!!

1. Caros brothers... Acordei hoje e "revivi" a mais curtas de tempo e ao mesmo tempo mais longa viagem de experiencias. Olhei novamente as fotos e mais do que nunca: temos que fazer mais uma. Dessa vez estou preparando e deixarei vocês 2 para trás.. Como um bufalo seguido por ovelhas. Abraços