Expedição Galo Pedal III - Curitiba-Floripa - Fevereiro de 2014

Após uma temporada, outra Expedição Galo Pedal vai sair!!! Após percorrer o Nordeste e Centro-Oeste, desbravaremos os meandros das praias e paisagens Sulinas entre Curitiba e Floripa. Tentaremos manter o máximo de atualização no blog, na medida que as localidades e o nosso espírito de isolamento permitir!!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

5º dia: São Francisco do Sul - Barra Velha

Acordamos cedo, na casa do Deivson, e fomos atualizar o blog! Deixamos as bikes preparadas e fomos curtir uma praia (ou melhor, duas): a Prainha e a praia da Enseada. Ambas estavam excelentes, principalmente porque o calor tava bravo. Depois de um banho relaxante e demorado de mar, fomos recarregar a bateria com um açaí e sanduíches, para não ficarmos muito pesados para a pedalada!

Seguimos para a casa do Deivson, finalizamos a arrumação, nos despedimos de nosso amigo e rumo ao desafio do dia!

Logo de início, demos de cara com uma bela paisagem: a Praia Grande!

A partir do visual já podíamos ter ideia do que nos aguardava pela frente: o Parque Estadual do Aracaí! Assim que deixamos para trás as últimas casas, visualizamos uma paisagem fantástica, com o mar de um lado e a restinga do outro, a qual nos acompanhou por 17 km de contemplação intensa!

Apesar de alguns trechos da estrada estarem com muitos buracos e costeletas, além do acumulo de areia em outros (o que dificultou um pouco o pedal), conseguimos atravessar todo o Parque sem maiores problemas. A não ser o calor, claro! Mas demos sorte de ter encontrado uma barraca bem no meio do caminho, onde fizemos uma breve parada para descanso e termorregulação!

Apesar da bela paisagem, foi um alívio quando chegamos ao fim do parque, na localidade de Praia do Ervino (ou "praia da Ervilha" segundo o Juninho).
Paramos numa mercearia logo no início da praia, tomamos bastante água, picolés e amendoim e, seguimos adiante! Quando achamos que os piores trechos tinham acabado, tivemos mais uma surpresa: um trecho de areião pela frente, digno daqueles que encontramos no Pantanal! Tivemos que empurrar as bikes um pouco, mas logo adiante vimos que rolava de pedalar pela praia...então, colocamo-las bem pertinho do mar, esvaziamos os pneus e fomos pedalando até a Barra do Sul!

Chegando lá, tivemos que esperar de um lado do canal (Canal do Linguado), para atravessarmos para o lado da cidade de Barra do Sul! Enquanto nenhum barco aparecia para nos levar, nos refrescamos por ali mesmo e até demos a sorte de ver uma tartaruga marinha bem de perto!
Um cara de caiaque veio até nós e nos ofereceu ajuda. Logo depois, ele encontrou um barqueiro que veio nos buscar, o Sr. Alvim (gente boa)! Levou as 3 bikes em seu barco com a água quase entrando nele, mas mandou bem na travessia!

Travessia feita, fizemos um pitstop para um caldo de cana no bar do meu xará (Bernardo)! Depois seguimos em frente, pois ainda tínhamos um longo trecho até Barra Velha. Antes, porém, jogamos uma água nas bikes (para tirar o excesso de areia da praia, que pode danificar bastante as peças e reduzir o rendimento).
Pegamos mais um longo trecho de estrada de chão (para variar) e, depois de uns 15km chegamos à vila de itapucu (no município de Araquarí), a qual fica nas margens da Lagoa da Cruz. Lá paramos na casa do Beto Carreiro (aquele mesmo!), onde fomos recebidos pelo Sr. Osni, caseiro de lá, que nos ofereceu água aromatizada! Ele também nos deu a dica de tentarmos pegar um barco com o Augusto, alguns kms adiante, na frente da igreja, pra evitar de ir até a BR-101 e ter que pedalar mais de 10 km a mais!
 Conseguimos encontrar o tal Augusto. Ele tava tomando uma de quequé com vários brothers bem engraçados! Trocamos uma prosa e um deles nos levou para o outro lado da lagoa da Cruz, onde estava Barra Velha.

Quando chegamos ao outro lado, o sol já havia se posto e estava escurecendo rápido. Demos um gás no pedal e chegamos à ponte pênsil, a mesma que eu e André havíamos visto no Google Earth antes de viajar (e, coincidentemente, tínhamos cogitado a hipótese de passar por lá). A visão de lá de cima foi incrível: a lua, o céu, o braço do rio passando abaixo e, ao fundo, Barra Velha, que nos esperava!

Chegamos exaustos ao hotel do Clóvis, mais um amigo do André: o Vila Alaíde Hotel e Bistrô.
Jantarzão no bistro do hotel (um sensacional Robalo com arroz, feijão, farofa e batata), acompanhado de uma Hefe Weizen da Saint Bier!

Boa noite!

1. Legal demais, meninos ! Tô curtindo demais a aventura de vocês. É prá levar estas recordações prá vida afora ! Os tetranetos irão adorar ... rsrs ! Se cuidem ! Abs, Odir,

2. Massa demais negada!!! travessias e travessias, barco, jangada, motor, vela, remo!!! a galo pedal já tá marcada por várias delas... muitas virão, pois adoramos praia e bike... e como bike não nada e nem atravessa rio que desagua no mar, se a gente quer chegar do lado de lá pra seguir na praia alguma boa alma tem de nos atravessar!!!

senão, dormir no meio do nada e tomar banho de mar é sempre a opção, e uma ótima opção.

força ae nos Glúteos, nesses últimos dias!! A ilha da magia os espera.. são os votos diretos da Ilha do amor!! hehe..

Marquito

3. Mto bom, galeriu! Pelo visto, a viagem n está nd gligli! Acredito que está sendo possível verificar como são difíceis, mas recompensadoras, as peregrinações viramakkarittanas. Felizmente, possuem a seu dispor a efetiva "Jack Magarana's Autodepurator Tecnique" para facilitar a recuperação! Continuem enviando notícias!

"Que vossas longas jornadas sejam sempre oportunidades para o desbravamento de, até então, distantes territórios internos" (VRMKKRTT)